domingo, 14 de novembro de 2010

Cinema X Literatura


Trecho do livro Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos de Rubem Fonseca:

"O cinema não tem os mesmos recursos metafóricos e polissêmicos da literatura. O cinema é reducionista, simplificador, raso. O cinema não é nada."
"O cinema não é nada?"
"Se eu me sentar no corredor do hospital vejo um filme- as pessoas se movimentando, falando, chorando, carregando coisas esperando etc. O cinema não é mais do que isso."

***

Sou um tanto quase completamente leiga no assunto ao que diz respeito cinema, mas quando o vejo não o vejo como um nada. Claro que em um livro você cria seu mundo particular e vc conduz seu universo como assim te apetece. No entanto o cinema nos dá vida ao que imaginamos, para mim isso é muito mais do que nada. Mesmo sendo simplificador e de certa forma restrito, até pelo tempo que o transcorre.
Como pensas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao meu blog! Fique à vontade de expor suas palavras silenciosamente e majestosamente. Obrigada pela visita.

"Entre mim e mim, há vastidões bastantes para a navegação dos meus desejos afligidos." Cecília Meirelles