domingo, 14 de novembro de 2010

Termodinamicamente falando: a minha entropia está em alta!

O que dá uma pessoa estudando termodinâmica:

Um grafite anônimo numa parede do Pecan Street Cafe em Austin, Texas, dizia: "Tempo foi a maneira que Deus encontrou de evitar que todas as coisas acontecessem de uma só vez." O tempo também tem direção - algumas coisas acontecem numa certa seqüência e nunca poderiam acontecer espontaneamente na seqüência inversa. Como exemplo, imagine um ovo que cai acidentalmente sobre uma xícara fragmentando-se. O processo inverso, isto é, os fragmentos se reunindo para formar um ovo inteiro, que saltaria de uma mão de uma pessoa nunca acontece espontaneamente. Mas, por que não? Por que este processo não pode ser revertido como se estivesse passando uma fita em sentido contrário? O que, no universo, dá direção ao tempo?

PS: Isso é para vocês verem que engenharia não é só cálculos, cálculos e mais cálculos. Há tantas reflexões que às vezes nem consigo concatenar as idéias. Haja pensamentos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao meu blog! Fique à vontade de expor suas palavras silenciosamente e majestosamente. Obrigada pela visita.

"Entre mim e mim, há vastidões bastantes para a navegação dos meus desejos afligidos." Cecília Meirelles